4 jogos para usar em sala de aula

Tempo de leitura: 5 minutos

O avanço da tecnologia trouxe muitos benefícios para a sociedade, inclusive quando o assunto é educação. Hoje— e claro, ensinar — diante das incontáveis opções de interação que existem. Se antes as aulas das crianças eram baseadas em leituras e exercícios apenas, hoje as possibilidades de aprendizado são imensas, e dentre elas, está o uso de jogos pedagógicos em sala de aula.

Nos dias de hoje, o ambiente da escola permite que o uso dessas estratégias ajude — e muito! — a melhorar o aprendizado das crianças e prender a atenção delas. No post de hoje vamos falar sobre alguns jogos que merecem ser inseridos na sua programação escolar.

Turma do Lilo

Os jogos da Turma do Lilo, indicados para crianças que estão na educação infantil, foram elaborados com base nos Parâmetros Curriculares do Ministério da Educação (MEC). Os jogos abordam diferentes conteúdos, como linguagem, matemática e natureza e sociedade, trazendo entre eles uma opção de jogo da memória com letras e números, fazendo com que o aluno tenha que relacionar números com quantidades, letras com palavras, atividades que preparem a criança para o período de alfabetização. Trabalha também o cotidiano com atividades de vida diária básica em ambientes e ações como tomar banho, escolher roupa entre outras

Além disso, os jogos da Turma do Lilo desenvolvem nos alunos as noções sobre temas como sociedade e natureza, onde os alunos precisam separar diferentes animais de acordo com o tipo de movimentação deles — seja na terra, na água ou no mar.

Link de acesso: http://www.turmadolilo.com.br/

Gutinho no Espaço

Gutinho no Espaço é indicado para educação infantil com várias opções de jogos subdivididos em naves. Na nave da diversão você irá encontrar atividades que trabalham medidas, figuras geométricas, contagem e localização. Na categoria natureza e vida irá abordar conteúdos de ciências como habitat de diversos tipos de animais, composição familiar e mudanças dos turnos durante o dia. As demais naves irão trabalhar a percepção da criança no mundo como expressões do rosto, atividades de atenção e pensamento lógico como quebra-cabeça, jogo da memória, sons e instrumentos, além de atividades de ligar os pontos, e que trabalham as cores. Na árvore genealógica há números, noções de grandeza e muitos outros conteúdos, Gutinho no Espaço possui diversas opções de brincadeiras. Na “Nave da Diversão”, há opções de fazer desenho livre, conhecer o zoológico, brincar com sons de instrumentos, conhecimentos
básicos sobre o cotidiano e muito mais.

Link de acesso: http://www.gutinhonoespaco.com.br/

Lugares e saberes

O jogo “lugares e saberes” está sendo desenvolvido em parceria com professores e pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa, sendo voltado para educação de pessoas com deficiência ou distúrbios de aprendizagem e jovens e adultos, com objetivo de trabalhar inicialmente os conteúdos de português e matemática dos anos iniciais do ensino fundamental. Todas as atividades foram traduzidas para língua brasileira de sinais- LIBRAS. As atividades acontecem em espaços do cotidiano. Nesses ambientes foram desenvolvidas diferentes atividades para o reconhecimento das vogais, letras, sílabas, palavras, e formação de palavras no conteúdo de português. Em Matemática os conteúdos desenvolvidos foram de contagem, grandezas e medidas, figuras geométricas, e noções de espaço. O objetivo do projeto é trabalhar a atividades da vida diária junto com os conteúdos acadêmicos, e ao mesmo tempo criar atividades que possam ser executadas por todos dentro de uma sala de aula sem excluir aquele que apresenta um pouco mais de dificuldade. O jogo também apresenta um relatório de acompanhamento do desenvolvimento dos alunos por atividade.

Link de acesso: http://www.lugaresesaberes.com.br/login
Disponível também para Android.

Mito do Caverna

O Mito da Caverna foi escolhido como o melhor jogo educacional da América Latina. Disponível em 5 jogos — para alunos do 1º ao 5º ano —, este jogo traz uma história instigante em forma de game 3D que para passar para a próxima fase o personagem tem que realizar diversas tarefas que prendem a atenção do aluno através das interações que ocorrem ao decorrer do jogo, e as dinâmicas do cotidiano que são relacionadas com a disciplina passada pelo professor. O Mito da Caverna possui um sistema que permite ao professor acompanhar e orientar os alunos ao longo das fases.

O conteúdo desse jogo aborda desde os órgãos dos sentidos e pequenas operações, até educação ambiental e interpretação de mapas e gráficos. Como se trata de um jogo multidisciplinar, que acompanha toda a fase do ensino fundamental I, esse jogo é ideal para ser adotado pelas instituições que pretendem lidar com uma educação interativa no reforço escolar.

www.mitodacaverna.com.br

Os jogos pedagógicos são excelentes opções para contribuir com o aprendizado e aumento de interesse dos alunos. Lembre-se de que, quanto mais interessante e divertido for o ato de aprender, mais resultados positivos você alcançará. Não deixe que as aulas caiam na monotonia e invista na inserção destas práticas nas suas aulas. Contar com todas as opções que a tecnologia nos trouxe é uma vantagem que todos os professores deveriam aproveitar!
BannerLivia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *