Como escolher um bom software educacional

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A seleção e a classificação de softwares que podem ser utilizados por pessoas com deficiência, nos anos iniciais de educação, requer uma análise muito detalhada, não devendo nos deixar levar somente pela aparência e ter critérios para a escolha, para saber selecionar o software adequado não é uma tarefa trivial.

Para que o software educativo seja um recurso auxiliar ao longo do processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência, primeiramente devem-se identificar quais os déficits cognitivos que a pessoa possui e suas dificuldades no processo de aprendizagem. Os jogos mais indicados são os que tenham acessibilidades estimuladas, explorem a criatividade, a iniciativa e a interatividade, propiciando ao aluno a postura ativa diante do computador, despertem a curiosidade e estimule à reflexão, o raciocínio, a compreensão de conceitos e estimula o indivíduo a propor e resolver problemas. A escolha deve ser feita por um jogo que tenha uma base pedagógica que fundamente sua construção e que siga os parâmetros curriculares nacionais.

Por falta de produtos adequados no mercado é comum ver muitos pais trabalhando com aplicativos que não são próprios para pessoas com deficiência ou dificuldades de aprendizagem, pois de um modo geral, eles precisam de jogos assimilativos e que não tenham por exemplo, medição de tempo, por ter uma lentidão maior no pensamento. É necessário que a tela não tenha muitas informações ou propagandas, e que os objetos sejam mais estáticos para não tirar a atenção deles, e o principal que trabalhe o conteúdo de forma clara. Muitos deles podem se atrair por esses aplicativos que hoje tem no mercado, por ser algo tecnológico, colorido, mas temos que ter o cuidado e saber discernir aquilo que é atraente para aquilo que é eficaz, e a eficácia conseguiremos se tivermos objetivo e se preocupar com as peculiaridades que envolvem o jogo para este público, a fim de conseguir bons resultados acadêmicos.
Ao longo dos próximos posts iremos divulgar à vocês pais e educadores jogos que consideramos adequados e atendem às necessidades das pessoas com deficiências.

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