Dica de alguns jogos educacionais para alfabetização

Tempo de leitura: 2 minutos

aproximar 2lugares e saberes

Muitos pais que estão com filhos em período de alfabetização, ficam na dúvida sobre qual atividade dar para ajudar no desenvolvimento dos pequenos, principalmente quando estes apresentam distúrbios de aprendizagem ou alguma deficiência. Neste sentido, criamos este post a fim de dar algumas dicas aos pais e alfabetizadores sobre alguns jogos que podem estar auxiliando neste processo.

A construção da leitura se inicia com o reconhecimento das letras, posteriormente reconhecimento das sílabas, e depois o reconhecimento das palavras. Na primeira etapa é imprescindível trabalhar a associação das letras com as imagens dos objetos, pode-se estimular o indivíduo colocando alguns objetos e suas letras iniciais espalhadas para que o aprendiz organize ao lado de cada objeto correspondente. Neste momento é importante  trabalhar a consciência fonológica, que é a capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em fonema. Ao emitir o som o sujeito cria a associação com letra, depois com as sílabas, e assim, faz a junção das sílabas formando as palavras.

Atualmente, podemos contar com alguns softwares que nos auxilia nesse processo, tornando mais prazerosa a aprendizagem, uma deles é software do projeto participar desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Brasília (http://www.projetoparticipar.unb.br/). O software Participar 2 auxilia no reconhecimento dos sons, por trabalhar o método da boquinha, utilizado por muitos fonoaudiólogos. O programa está dividido em algumas etapas, como o reconhecimento das letras, a forma que ela é escrita e o som da palavra, depois o indivíduo irá fazer as atividades da letra que foi aprendida, completando a palavra com a letra que falta, e por último instiga o aprendiz a formar escrever as palavras trabalhadas.

O jogo Lugares e Saberes (www.lugaresesaberes.com.br),é indicado para o reforço das habilidades escolares, tendo diversas atividades que trabalham o conteúdo de sala de aula de uma forma diferente, levando o individuo as compras, trabalhando assim as habilidades de vida diária. Nele encontramos atividades para trabalhar a sequência alfabética (nas atividades 1 e 5) reconhecimento de letras (nas atividades 2, 4, 7, 8, 10, 13 e 53), e das vogais (nas atividades 7, 8 e 9).  Na barra de ferramentas BO-LA BA-LA, apresenta atividades que trabalham a formação silábica (nas atividades 15, 16, 17, 18, 50, 51 e 52), nestas encontramos tarefas distintas, como por exemplo, completar as palavras com as sílabas inicial, do meio, e final, e organização das sílabas para formação das palavras, isso tudo está dividido entre as atividades. O jogo também traz a associação de palavras e objetos (nas atividades 6, 12, 14, e 19) e uma atividade de vida diária (11). O intuito dos desenvolvedores do jogo é que com a participação da família e dos professores consigam criar diversas outras ferramentas de alfabetização trabalhando os conteúdos escolares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *